Respondendo diretamente: Não, não são sinônimos. Mas qual a diferença entre eles?
São quatro ofícios distintos, essenciais num evento social, pois cada um atenderá uma demanda especifica da festividade. A falta de um desses profissionais, pode gerar correrias e improvisos totalmente desnecessários em uma ocasião que deve ser marcada por tranquilidade e alegria.
Vamos começar pelo papel exercido pela recepcionista. A (o) Recepcionista será a primeira pessoa que você terá contato quando chegar ao espaço de festa. Este profissional irá acolhe-lo, identificará você e conduzirá até sua mesa, bem como lhe dará orientações referente ao local. Caso o convidado necessite guardar algum objeto, ou entregar algum presente, este profissional é quem irá receber.
O(a) Organizador(a) de Eventos é a pessoa que vai zelar pelos tempos da festa conforme planejado previamente. Este profissional começa a atuar bem antes do dia do evento. Sua participação começa logo após a contratação, pois fará uma entrevista com o dono da festa, para entender suas ideias e expectativas. A partir dai, o Organizador começa a busca de fornecedores e os contrata. No dia do evento, será o profissional que determina os momentos da festa: o momento de servir a comida, de iniciar uma apresentação, o de retirar o buffet, de iniciar com os doces, as danças, o café, enfim, é a pessoa que cuida e direciona os atrativos do evento.
O(a) Cerimonialista é o profissional que, em eventos onde há a necessidade de oratória, é o responsável por esse serviço e apresentações de ordem geral.
O(a) Decorador (a) é o profissional contratado pelo Organizador do Evento juntamento com o dono da festa e é responsável pela decoração propriamente dita do espaço do evento. Irá orientar a compra de flores, a locação de talheres, copos, toalhas, cadeiras, tapetes, enfeites, e efeitos de iluminação. Sempre em conformidade com o estilo adotado para o evento.
Com uma boa escolha desses 4 profissionais seu evento irá transcorrer sem imprevistos ou improvisações de última hora, o que vai seguramente garantir memorias de um momento pleno e agradável.